MAPEAMENTO
Ricardo Casari Bonafedi
Rony Rodrigues Lopes
PONTE DE PALITO DE PICOLÉ
CASCAVEL
2013
Ricardo Casari Bonafedi
Rony Rodrigues Lopes
PONTE DE PALITO DE PICOLÉ
Pesquisa apresentada ao docente do curso de Engenharia Civil da Faculdade Assis Gurgacz.
Professor SERGIO ANTONIO MIOTTA.
CASCAVEL
2013
Sumário
Sumário 3
1.INTRODUÇÃO 4
2.OBJETIVO DO TRABALHO 5
3.NORMAS PARA A CONSTRUÇÃO DA PONTE 5
4.MATERIAIS UTIlizados 6
5.ESPECIFICAÇÃO do palito de picolé 6
6.ESPECIFICAÇÃO DA PONTE 7
1. INTRODUÇÃO
Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.
Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos).
Tais construções apresentam uma robustez considerável e, mesmo as menores pontes, estão sujeitas às solicitações de carregamento, influência do ambiente (calor, vento, vibrações) e características dos materiais, fazendo com que seja necessário um profundo estudo de engenharia para sua construção. Elas devem resistir a deformações (dilatação pelo aumento de temperatura, por exemplo: torções, flexões e vibrações), além de questões como durabilidade e o desgasta mento natural de suas matérias.
A estrutura da ponte é essencial e, embora existam diversos tipos de estruturas (arco, com apoios ao longo da extensão, com cabos) as treliças estão sempre presentes nas pontes.