Mandriladora
SIPAT/CIPA
Alunos: André Filipe Coelho El Yark
Daniel da Costa Machado
Igor Marcelo Andrade Sá
Ouro Branco
2013
1 SUMÁRIO
2 INTRODUÇÃO
Todas as empresas têm a obrigação de oferecer a seus funcionários atividades que não os expõem a riscos de acidentes e não comprometam a sua saúde. Dessa forma foram criados alguns mecanismos que visam melhorar essas condições, duas delas serão explicadas neste trabalho, a SIPAT (semana interna de segurança do trabalho) e a CIPA (Conselho interno de prevenção de acidentes), que buscam essas melhorias através da conscientização dos trabalhadores, do treinamento dos mesmos e das inspeções do ambiente de trabalho procurando sempre deixá-lo o mais seguro possível.
3 Sipat
3.1 Conceito
A semana interna de segurança do trabalho (SIPAT) é uma atribuição da CIPA (conselho interno de prevenção de acidentes), ela é obrigatória de acordo com a portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 do ministério do trabalho, na qual a empresa é obrigada a oferecer a seus colabores momentos de informações sobre a prevenção e conscientização de acidentes e doença no ambiente de trabalho. Ela deve ser realizada anualmente pela CIPA e pelo SESMT (serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho).
3.2 Objetivos
Orientar e conscientizar os funcionários da sua empresa sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho tornando uma visão vigilante nos colaboradores para que os mesmos possam trabalhar de forma eficaz procurando sempre corrigir algumas práticas inseguras de trabalho; Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança. Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e