Trabalho sobre Mandriladoras
Centro de Ciências e Tecnologia
Faculdade de Engenharia
TRABALHO
SOBRE
MANDRILADORAS
Nome: Diego Lino Tomé
Rio de Janeiro
2013
MANDRILADORAS:
Esta operação consiste em alargar uma câmara cilíndrica, ou um furo, a fim de levá-los para a medida desejada. O mandrilamento executado pela clássica máquina mandriladora apresenta muita analogia com o torneamento, pelo fato que a ferramenta remove cavaco segundo uma trajetória circular; mas no que diz respeito ao movimento de trabalho, ao posicionamento da ferramenta e da peça, apresenta diferenças substanciais. De fato o modo de trabalho é assumido pela ferramenta, ao passo que o modo de avanço (retilíneo e constante) é assumido pela peça ou pela ferramenta . Por esta notável razão, em comparação com o torneamento , a ferramenta é colocada por um especial mandril rotatório., enquanto que a peça é presa no barramento da máquina. O mandrilamento admite uma certa semelhança com a furação, visto que o ferramenta roda em volta de um eixo e a peça fica presa à mesa. Mas na furação é a ferramenta que roda e avança axialmente em direção à peça.
As operações na mandriladora são preferidas para aquelas peças de notáveis dimensões, e por isso pouco manuseadas, como armações de máquinas, bases de motores, etc.; para as quais torna-se difícil o um posicionamento sobre a placa rotatória de um torno.
Com o mandrilamento se obtém superfícies cilíndricas ou cônicas internas (furos e câmaras) segundo eixos perfeitamente paralelos entre eles e com afastamentos precisos dentro da tolerância.
Mandriladoras Universais Horizontais:
Como mostrado, as mandriladoras são máquinas construídas para alargar furos até determinadas medidas, com estritas tolerâncias. Devido à outras necessidades, a mandriladora invadiu o campo de outras máquinas operatrizes, transformando-se funcional e estruturalmente até tornar-se universal.
Com as mandriladoras atuais pode-se executar faceamentos, fresagens, rosqueamentos,