Tendencias e fatores externos - alimentacao
O ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), apresentou recentemente um estudo sobre as tendências de alimentação. Neste estudo identificaram-se as recentes exigências e tendências dos consumidores mundiais de alimentos, com base em uma análise de relatórios estratégicos produzidos por institutos de referência, agrupando-os em cinco categorias:
1. Sensorialidade e Prazer
2. Saudabilidade e Bem-estar
3. Conveniência e Praticidade
4. Confiabilidade e Qualidade
5. Sustentabilidade e Ética
Como os estudos avaliados foram elaborados em mercados em relação aos quais o Brasil possui importante fluxo comercial e cultural, e considerando a atuação global de muitas empresas do segmento, assume-se que as tendências observadas nesses países já estão ou estarão traduzidas nos hábitos de consumo da população. Sendo que todas estas tendências devem observadas e consideradas pelas empresas de alimentação em seu planejamento estratégico.
Com a nova demanda surgem as Tendências da Alimentação na qual as industrias deverão ficar atentas nos próximos 10 anos, são elas:
• Sensorialidade e prazer;
• Saudabilidade e Bem Estar;
• Convivência e Praticidade;
• Confiabilidade e Qualidade;
• Sustentabilidade e Ética.
1. Sensorialidade e prazer
As tendências de “sensorialidade e prazer” estão relacionadas ao aumento do nível de educação, informação e renda da população, entre outros fatores. Em diversos países, os consumidores estão valorizando as artes culinárias e as experiências gastronômicas, influenciando tanto o setor de serviços de alimentação como também o desenvolvimento de produtos industrializados.
2. Saudabilidade e bem-estar
As tendências de “saudabilidade e bem-estar” originam-se em fatores como o envelhecimento das populações, as descobertas científicas que vinculam determinadas dietas às doenças, bem como a renda e a vida nas grandes cidades, influenciando a busca de um estilo de vida mais saudável.
São diversos os