relatório bioquímica
Elaboração
Aline Carvalho de Brito 204160
Carol Cristina Vágula de Almeida Silva 204255
Larissa D’Angelo 202946;
Layani Bertaglia Dias 203158;
Suélen Fernanda Alves Benedito 204303
Orientação: Rosemeire Parra
Araçatuba
2014
Atividade enzimática da amilase
Araçatuba
2014
ATIVIDADE ENZIMÁTICA DA AMILASE
1. Objetivo Comparar a atividade enzimática em relação à concentração e temperatura
2. Fundamentação teórica
Enzimas são proteínas que catalisam uma reação química específica e em sua maioria são conjugadas, estando associadas a grupos não-protéicos. Sua atividade catalítica depende da conservação da sua estrutura original e qualquer variação nessa estrutura altera significativamente sua atividade. Uma característica comum de todas as enzimas é a presença e uma fenda em sua estrutura, formada principalmente por resíduos de aminoácidos hidrofóbicos dentro dos quais se fixam o substrato. Certos resíduos de aminoácidos que são responsáveis pela interação estérica com o substrato e, portanto, pela especificidade do sistema, estão localizados nesta fenda, bem como os aminoácidos envolvidos no aspecto catalítico da reação. Na maioria dos casos estes resíduos são do tipo iônico e mais reativo. Além disso, a união dos íons precedentes da solução podem também cooperar na presença do substrato na catálise da reação. Nesta prática será analisada a atividade enzimática da amilase, sob efeitos da concentração do substrato e da temperatura.
3. Procedimentos, Resultados e Discussão.
A prática foi realizada em duas etapas nas quais foram analisados os efeitos da concentração do substrato e da temperatura.
3.1 Obtenção de saliva
Todos os membros do grupo enxaguaram a boca com água, e foi coletado ao todo aproximadamente 10 ml de saliva em um béquer. Após a coleta a saliva foi filtrada com a utilização