Relatório Aula Prática n°2
Tema: Garrafinha Giratoria
Aluna:Angélica Sena, Ana Vanessa Olegario, Bruna Porto, Juliana Melo, Marina
Rolo e Marina Viggiano
Professor: Marcio
Data: 23.05.2014
Introdução: Temos a seguir a garrafa giratória um experimento no qual é possível notar uma demonstração da Segunda Lei de Newton para Sistemas Rotacionais em que a presença de um torque (ação de girar ou torcer de uma força) resultante pode fazer um corpo rígido girar.
Material utilizado:
-1 garrafinha plástica (500 ml)
-linha ou barbante fino
-1 bexiga
-2 canudos flexíveis
-fita crepe
-estilete
Parte experimental:
-Faça um furo na lateral da garrafa para a passagem do canudinho e coloque-os no furo sem deixar nenhuma brexa, para que o ar não sai e o seu experimento de errado, depois coloque a bexiga. Após colocar a bexiga corte o barbante em três pedaçosdo mesmo tamanho e coloque-os na parte de baixo da garrafa.
-Com a garrafinha suspensa, nós enchemos-a através dos canudos flexíveis e depois soltamos a ar da bexiga, quando soltamos o ar percebemos que a garrafinha girou no sentido contrario. Depois disso nós cortamos o canudo e vimos que a garrafinha continuou girando em sentido contrario porém em uma velocidade mais alta.
Resuultados e discussão:
-Ao soltar a bexiga, o ar que estava dentro dela saiu pelos canudos provocando um empurrão (força) nos mesmos, e como toda ação produz uma reação – Terceira Lei de Newton – os canudos empurraram o ar no sentido contrário. Considerando que estes empurrões acontecem constantemente, sob a condição da movimentação do ar dentro da garrafa, proporcionaram um torque no sistema e, consequentemente, o movimento de giro da mesma, demonstrando a Segunda
Lei de Newton para Sistemas Rotacionais.
Conclusão: