associacionismo
1 - Em que consiste o sistema do Associacionismo?
O Associacionismo é um movimento psicológico que tem como principio a concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias, onde as idéias mais complexas provêm da associação das mais simples, ou seja, para aprender uma coisa complexa, o indivíduo precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que a ela estariam associadas.
A formulação de conceitos, de que a nossa complexidade de ideias vem não só dos sentidos, mas também da associação das ideais mais simples, parte desde a antiguidade com a teoria de Aristóteles (384-322 A.C) , que propusera o princípio da semelhança e do contraste, onde itens semelhantes ou opostos ou contínuos tendem a associar-se entre si, e o princípio da contiguidade, que diz que se duas coisas são experimentadas vizinhas e no tempo, o mais provável é que sejam associadas entre si; que mais tarde seriam utilizadas pelos empiristas britânicos, tais como John Locke (1632-1704) , fundador do empirismo britânico, e mais tarde com David Hume (1711-1776) , que defendia a ideia de que o conhecimento humano está constituído exclusivamente por impressões e idéias.
O associacionismo se desenvolveu como sistema a partir do empirismo, no séc. XVIII com David Hartley (1705-1757) que a partir do título de um capítulo de Locke “A Associação de Ideias”, fez sua psicologia em torno das associações formando o associacionismo como uma doutrina formal. Ele, postulava a existência de ações vibratórias no sistema nervoso, correspondente as ideias e as sensações, sendo que as sensações seriam vibrações mais intensas ,e as ideias seriam as vibrações menos intensas, danndo também explicação ao prazer , a dor nas emoções e o significado das palavras pela associação de ideias.
O associacionism britânico, deixou um legado importantíssimo para a psicologia, o pensamento e a experimentação, em termos de estímulo e resposta, tanto no modo básico de pensar ,até aqueles