Carta aberta para presidente
Excelentíssima senhora Presidente da República Dilma Rousseff,
Venho por essa carta, expressar a minha opinião e preocupações sobre os rumos econômicos do Brasil. Acredito que estamos seguindo para o fracasso econômico, sendo necessária uma reforma no ministério da fazenda responsável pelo desenvolvimento do pais.
Pesquisei os dados divulgados pelo governo, agências de classificação riscos e bancos nos últimos dias que mostram que o pais está com sérios problemas. Segundo o IBGE o Brasil teve os últimos 2 semestres de redução do PIB significando recessão técnica, e o maior problema e que o chefe da pasta, o senhor ministro Guido Mantega nega os dados e usa argumentos banais como um levemente menor número de dias uteis para justificar uma queda de 0.6% do PIB. Ainda de acordo com ele o Brasil está sendo seriamente afetado pelo cenário internacional, no entanto as grandes economias mundiais estão crescendo, as em desenvolvimento como a China e Índia e as desenvolvidas como Reino Unido e Estados Unidos terão alta de 7.4%, 5.7%, 3.1% e 2.3% respectivamente, já o Brasil terá um aumento de no máximo 0.4% que ainda poderá ser revisado para baixo.
O fracasso econômico do Brasil está afetando a saúde das contas públicas, o governo divulgou que não poderá cumprir a sua meta fiscal e nem a superávit primário, que e a economia federal para pagar os juros da dívida. Com isso haverá corte de gastos públicos, como o investimento em infraestrutura, incentivos a empresas e financiamento. Com esses prováveis cortes o pais ficara mais deficiente em áreas já problemáticas, segundo pesquisas feitas e necessário investimentos da ordem de 1 trilhão de reais para sanar a falta de infraestrutura do pais. É claro que o governo não tem condições em arcar com todo esse montante por isso e importante o incentivo a parcerias público-privadas, mas o pais precisa voltar a ser atrativo a investimentos, os números mostram queda de 11,2% em relação ao ano