Carta Aberta
A carta aberta representa um dos gêneros textuais cuja principal característica é a argumentação com base em assuntos de interesse coletivo.
A carta aberta integra os gêneros argumentativos, e é pautada pela exposição de uma ideia cujo interesse é coletivo
A carta aberta integra os gêneros argumentativos, e é pautada pela exposição de uma ideia cujo interesse é coletivo
A carta aberta integra os gêneros textuais norteados pelo caráter argumentativo, cuja principal característica é permitir que o emissor exponha em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto. Tal gênero, por sua vez, difere-se da carta pessoal, a qual trata de assuntos que dizem respeito somente aos interlocutores nela envolvidos, ao passo que a carta aberta faz referência a assuntos cujo interesse é coletivo, normalmente se referindo a um problema de consenso geral.
Dessa forma, a carta aberta pode ser utilizada como forma de protesto contra esse problema, como alerta, e até mesmo como meio de conscientização da população ou de alguém com certa influência, como, por exemplo, um representante de uma entidade ou do governo, acerca da problemática em questão. É possível afirmar que a carta aberta, além da característica argumentativa, possui traços persuasivos, uma vez que a intenção de quem a redige é a de convencer o interlocutor acerca de suas ideias.
Quanto aos aspectos estruturais, o gênero em pauta compõe-se dos seguintes elementos:
* Título – no qual se evidencia o destinatário;
* Introdução – parte em que se situa o problema a ser resolvido;
* Desenvolvimento – Diz respeito à análise do problema, no qual há a apresentação dos argumentos, fundamentando, portanto, o ponto de vista do (s) emissor (es).
* Conclusão – elemento em que geralmente se solicita uma resolução para o assunto em pauta.
Mediante os pressupostos evidenciados, eis a seguir um exemplo representativo, tornando práticas todas as características ressaltadas. Observe:
CARTA