Relatório Aula Prática Bioquímica 2 - Carboidratos
Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado
Relatório Aula Prática
Bioquímica 2
Nome: Pedro Henrique Schiavo Alexandre
Introdução
De acordo com Campell (2000) os carboidratos, também chamados de hidratos de carbono, glicídios e açucares, são biomoléculas orgânicas, designados como polihidroxialdeídos ou polihidroxicetonas, devido a presença de um grupo funcional aldeído ou cetona e dois ou mais grupos alcoólicos (-OH). Os carboidratos mais simples, que não podem ser hidrolisados em carboidratos menores, são chamados monossacarídeos. Carboidratos que quando hidrolisados produzem somente duas moléculas de monossacarídeos são chamados dissacarídeos; aqueles que produzem três são chamados trissacarídeos e assim por diante. Carboidratos que quando submetidos à hidrólise produzem 2 a 10 moléculas de monossacarídeos são normalmente chamadas de polissacarídeos.
Os monossacarídeos contendo um grupo aldeído são chamados aldoses; aqueles que contêm grupamentos cetônicos são chamados cetoses. Deve-se ressalvar que os açúcares apresentam várias funções, dentre elas a energética (através de reações de oxidação-redução), estrutural, de reserva.
Em soluções aquosas, os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono ocorrem, predominantemente, como estruturas cíclicas (anel) nas quais o grupo carbonila forma uma ligação covalente com o oxigênio de um grupo hidroxila ao longo da cadeia, formando derivados chamados hemicetais ou hemiacetais.
Objetivo
A realização desta prática teve como objetivo realizar análise qualitativa carboidratos referente à presença destes glicídios em solução (reação de Molisch), à presença de açúcares redutores (reação de Fehling), à presença de monossacarídeos (reação de Barfoed), à presença de cetoses (reação de Seliwanoff) e à presença de pentoses.
Materiais e Métodos
1. Reação de Molish
4 tubos:
Tubo A: 2