Harley Davidson
6.METODOLOGIA 11
7.RESULTADOS 12
8.CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS 23
APÊNDICE 26
Apêndice A - Roteiro de entrevista (Cézar Augusto S. Oliveira) 26
1. INTRODUÇÃO
O mundo é composto por diferentes tipos de pessoas, e eles por afinidades e/ou semelhanças se agrupam e passam a ter comportamentos e ideologias semelhantes, e assim à sociedade vai se formando e criando grupos com características diferentes.
Para esse tipo de agrupamento, denomina-se: grupos ou tribos urbanas, sendo alguns deles: mergulhadores, sacoleira, falcoaria, prostitutas, hippies, as quais muitas são ignoradas por estarem distantes da realidade social convencional. Diante disso, para que tais grupos sejam vistos da forma com que de fato são, é de suma importância fazer o seu estudo aprofundado e fragmentado, divulgando o máximo de informações possíveis a sociedade.
Com o objetivo principal de disseminar informações, a tribo urbana foco do presente trabalho, especificamente os motociclistas aficionados pela marca e ícone mundial: Harley Davidson, os “Haleyros”. Juntos exemplificam muito bem o universo, antes desconhecidos, dos motociclistas.
Para os motociclistas que fazem parte do grupo, a “Harley-Davidson, ou para os mais íntimos HD é mais do que uma máquina, é um estilo de vida”. Uma marca sinônimo de aventura, liberdade e utopia, que gera viagens, fotos e sensações surpreendentes aos que a possuem. Máquina que une design, paixão, tecnologia, personalidade e que aguça desejo a milhões de pessoas e traduz um jeito único de ser e viver nos encontros ao redor do mundo.
2. JUSTIFICATIVA
São milhares de grupos urbanos existentes, no qual eles se dividem por diversos assuntos, crenças, costumes, hobby e entre outros. Então porque escolher o grupo dos motociclistas e especificamente os aficionados por Harley Davidson?
Simplesmente para desvendar o porquê do marketing empregado pela empresa ter dado tão certo e ter conquistado o