relatório atenção basica
O presente relatório tem como finalidade evidenciar as experiências vivenciadas durante o estágio curricular supervisionado, no Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, no qual serviram de base para colocar em prática meus conhecimentos teóricos, para melhor servir a comunidade.
A pesquisa que embasou este relatório foi realizada em forma de etapas, como: Fundamentação teórica, Caracterização do campo de estágio e importância para comunidade, histórico da unidade e atividades desenvolvidas no decorrer do estágio supervisionado.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, suas diretrizes organizativas são operacionalizadas mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde dessa comunidade.
As equipes de saúde da família estão capacitadas para identificar a realidade epidemiológica e sociodemográfica, reconhecer os problemas de saúde, atender a demanda espontânea, promover educação à saúde, entre outras atribuições.
No Centro de Saúde, as atenções são voltadas aos Programas, como: O Programa Nacional de Controle de Hipertensão e Diabetes Mellitus (Hiperdia), cadastrando-os e acompanhando os clientes, garantindo o recebimento de medicamentos prescritos, ao mesmo tempo em que delimita o perfil epidemiológico da população. No Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, são desenvolvidas atividades de assistência clínica ginecológica e assistencial ao pré-natal de baixo risco e orientações sobre planejamento familiar. (NEBIA MARIA, FIGUEREDO, ALMEIDA, 2008).
Entre os descritos acima temos os Programas de Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Idoso, Programas de Hanseníase e Tuberculose, ou seja, na atenção básica, o atendimento é voltado à saúde do ser humano ao todo, desde antes do seu