O que é História” por Pacheco Borges (Ed. Brasiliense)
Centro de Ensino Superior de Caxias – CESC
Departamento de Educação
Curso Pedagogia 4° Período
Wanessa Escórcio Araújo
Resumo: “O que é História” por Pacheco Borges (Ed. Brasiliense)
Caxias – MA
2013
História da História
Para nós homens do Ocidente, a história, como hoje entendemos, iniciou-se na região mediterrâneo, ou seja, nas regiões do Ocidente Próximo, da costa norte- africana e da Europa Ocidental.
Antes disso, porém vemos que os homens desde sempre procuram explicar para si próprio sua origem e sua vida. A primeira forma de explicação que surge nas sociedades primitivas é o mito, sempre transmitido em forma de tradição oral. Para os homens do século XX, acostumados a um pensamento dito científico, uma explicação mítica parece pueril, irracional e ligada à supertição.
Os mitos contam em geral a história de uma criação, do início de algo. Os fatos mitológicos são apresentados um após os outros, o que já mostra por tanto, uma sequencia temporal; mas o mito se refere a um pseudotempo e não a um tempo real, pois não é dotado de acordo com nenhuma realidade concreta. Daí o mito mestra o eterno, a repetição infinita: é um tempo circular, não linear. Em geral o mito é visto como um exemplo, um precedente, um modelo para outras realidades.
Muitos textos relatam diferentes formas do mito. Ele é visto como a luta entre a luz e as trevas, como a vida sucedendo a morte; é visto como significado da vida que vem do Nilo, que gera a fertilidade no Egito.
O aparecimento da História
A história como forma de explicação, nasce unida a filosofia. Desde o início elas estão bastante ligadas, é a filosofia que trata do conhecimento em geral. Em seu início, o campo filosófico abrange embrionariamente todas as áreas que iriam depois se afirma como autônomas: a matemática, a biologia, a astronomia, a política, a psicologia, etc. São os próprios gregos que descobre a importância