Biogeoquímicos
Química Geral
Professor: Dieter Klostermann
Aluno: Jackson R. Santos
Ciclos Biogeoquímicos
Joinville, 19 de Junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo definir o que é ciclos biogeoquímicos e a importância dos ciclos para o meio ambiente. Será feita uma breve explanação do assunto, onde serão abordados o tema biogeoquímicos.
Os ciclos biogeoquímicos compreendem uma inter-relação entre os aspectos físicos, químicos e biológicos. No decorrer do trabalho, serão abordados alguns ciclos, entre eles: ciclo do nitrogênio, carbono, mercúrio, enxofre, fósforo e água.
Ciclos Biogeoquímicos
Os Ciclos: Quando se fala em ciclos biogeoquimicos na verdade faz-se eferência aos ciclos de nutrientes gasosos e sedimentares.
Elementos essenciais (C, H, O, N) e não essenciais fazem parte destes nutrientes. Esta ciclagem de nutrientes pode ser dividida em duas etapas bem definidas: reservatório e ciclagem.
CICLO DO NITROGÊNIO
O ciclo do nitrogênio segue um caminho bastante característico. O nitrogênio em sua forma molecular é aproveitado na formação de aminoácidos que são incorporados por animais e bactérias livres. Esses por sua vez são decompostos por bactérias decompositoras que liberam o nitrogênio para o meio na sua forma inorgânica (Nitritos) que é então aproveitado pelas algas.
CICLO DO NITROGÊNIO
Fixação do Nitrogênio elementar
A fixação do azoto encerra uma imensa significação do pontode- vista agronômico, pois este elemento, absolutamente essencial à constituição da matéria viva, é de origem atmosférica e não aproveitável para toda forma superior de vida, caso não existissem os microrganismos. Pondo de lado as ínfimas quantidades de azoto e fixadas por via físico-química (caso das descargas elétricas na atmosfera que fixam o N2 principalmente na forma de N2O), apenas certas bactérias e algas possuem a propriedade de fixar o nitrogênio gasoso e renovar assim,