Biogeoquímicos
No caso dessa empresa (fictícia da atividade), pelo uso de Fertilizantes excessivo, a reação com o solo formou-se o amônio, que acabou se fixando no solo, imobilizado pelos microrganismos ou nitrificado, ou ainda absorvido pelas plantas, tanto na nitrificação quanto na absorção ocorre acidificação na região da ação do adubo. Com o uso em períodos prolongados de formas amoniacais para adubação nitrogenada, esta acidificação pode tornar-se um fator limitante ao desenvolvimento da natureza. No processo de nitrificação, além da acidificação do solo, resta ainda o ânion nitrato, prontamente lixiviável, que pode ser absorvido em grandes quantidades pelas plantas, contaminando alimentos, ou ser lixiviado, assim causando à contaminação de corpos de água subterrânea ou superficial.
Os fertilizantes podem ser considerados contaminantes por causarem desvios na composição normal do meio ambiente, quando fornecem quantidades variáveis de elementos traços, muitos deles reconhecidos como metais pesados e outros como micronutrientes.
Já o Licor Negro, contudo, o excesso desse elemento liberado ao meio ambiente pode ocasionar distúrbios às plantas, sobretudo em solos de salinidade mais elevada, onde o processo de mineralização do S é acelerado. É um grande gerador de resíduos, sendo considerado uma importante fonte de poluentes do ar, água e solo, a grande preocupação é que além de ser altamente dependente de recursos naturais como fibras vegetais, energia e água, cujo consumo é intenso principalmente nos processos de descascamento (quando este é feito a úmido), lavagem, depuração e limpeza da pasta celulósica, e branqueamento, é também um grande gerador de resíduos, sendo considerado uma importante fonte de poluentes do ar, água e solo. O Eucalipto causa a perda da biodiversidade vegetal e animal, esgotamento da água e empobrecimento do solo. A empresa gerou isso junto com os seus produtos, ainda que