Pos Aula Artigo2 o Impacto da SIG Questoes
1 – Defina o conceito de SIG, de acordo com a visão de diversos autores citados no artigo, e suas funcionalidades na organização.
STAIR: Um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, bancos e dados e dispositivos usados para oferecer informações d rotina aos administradores e tomadores de decisões.
O’BRIEN: Um SIG gera produtos de informações que apóiam muitas das necessidades de tomadas de decisão da administração. Gerentes e outros tomadores de dicisão utilizam um SIG para requisitarem informações em suas estações de trabalho em rede de apoio a suas atividades de tomada de decisões.
CRUZ: Os Sistemas de Informações Gerenciais são concebidos para que as organizações possam ter segurança no seu processo administrativo. A utilização dos seus dados é necessária para que as organizações continuem produzindo, e, quando esses dados são transformados em informações, servirão de apoio ás decisões dos executores.
OLIVEIRA: Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que serão utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para aperfeiçoar os resultados esperados.
GARCÍA BRAVO: Sistemas de Informação é:
- Um conjunto de elementos;
- Relação entre si;
- Um ambiente atuando entre os elementos e suas relações;
- Um objetivo a conseguir;
- Uma propriedade de autocontrole e realimentação do sistema;
2 – Os SIG’s estão estruturados em três níveis de influência: estratégico, tático e operacional. Dentro destes níveis de influência se estruturam os níveis de Decisão. Cite quais são e explique cada um deles.
Decisões Estratégicas: Decorre de informações não programadas, de ampla perspectiva, envolvendo, além do ambiente interno, o ambiente externo á organização. As informações para tomada de decisões estratégicas são resumidas, de caráter antecipatório