economia
Prof. Udi Zabot
Economia Industrial – 5º Semestre
1. Conceitue Empresa, Indústria e Mercado.
2. A partir de quais autores (foram 03 os principais), a pressuposição clássica de competição perfeita passou a ser considerada inapropriada para descrever o comportamento real da firma, e de onde surgiram novos modelos de concorrência?
3. Quais os principais pressupostos de um modelo de concorrência perfeita? E quais são os pressupostos de um modelo de oligopólio? Qual a diferença entre estes dois modelos no que diz respeito aos lucros econômicos de longo prazo?
4. Diferencie Barreiras Estruturais de Barreiras Estratégicas à entrada. Cite exemplos.
5. Considere a seguinte citação: “elevados requerimentos iniciais de capital são geradores de barreiras à saída”. Discorra defendendo este argumento.
6. (Pindyck e Rubinfeld, 2010) Suponha que duas empresas concorrentes, e , produzam uma mercadoria homogênea. Ambas têm um custo marginal,
.
Descreva o que aconteceria com a produção e com o preço em cada uma das seguintes situações se as empresas estiverem em (i) equilíbrio de Cournot e (ii) equilíbrio de Bertrand.
a. Como a empresa A precisa aumentar os salários, o
$ 80.
aumenta para
b. O custo marginal de ambas as empresas aumenta.
c. A curva da demanda desloca-se para a direita.
7. (Pindyck e Rubinfeld, 2010) No modelo de Stackelberg, a empresa que determina sua produção em primeiro lugar possui uma vantagem. Explique a razão.
8. (Pindyck e Rubinfeld, 2010) O que os modelos de Cournot e de Bertrand têm em comum? E em que diferem?
9. (Pindyck e Rubinfeld, 2010) Explique o significado do equilíbrio de Nash quando as empresas se encontram competindo em termos de preço. Por que o equilíbrio é
estável? Por que as empresas não elevam os preços ao nível capaz de maximizar os lucros em conjunto?
10. Considere a seguinte afirmativa: “a passagem do duopólio de Cournot para o duopólio de Bertrand é Pareto-Eficiente somente