Simulação Caso Clínico Puerpera
OBJECTIVOS: Que o estudante seja capaz de identificar os focos de atenção/fenómenos, construir diagnósticos de enfermagem e projectar intervenções de enfermagem a partir de um caso prático.
METODOLOGIA: Dinâmicas de grupo
……………………..Análise/Discussão de caso
CASO PRÁTICO:
A D. Celeste tem 28 anos e hoje foi submetida a um parto por Cesariana às 1:30 horas, que decorreu sem incidentes. Às 9 horas da manhã encontrava-se no leito junto ao berço do seu filho aguardando a visita da enfermeira responsável pelos seus cuidados durante o turno.
Está com algumas dores na região abdominal devido à ferida cirúrgica e sente-se muito cansada por ter dormido pouco, assim como se sente desconfortável pela presença das perdas sanguíneas. A dor compromete a sua mobilidade: no leito tem dificuldade em virar-se e posicionar-se e necessita de ajuda nos cuidados de higiene, vestir e despir. Tem dificuldade em chegar ao berço e não consegue pegar no seu bebé para amamentar.
Já amamentou durante a noite com ajuda da enfermeira: não sabe como fazer com que o bebé faça uma boa pega ao mamilo e sente dor e ardor nos mamilos. Está ansiosa e com medo de ficar com os mamilos feridos e sem leite
Tem soro em curso em perfusão periférica no membro superior direito. Tem cateter vesical em drenagem livre, com cerca de 500 ml de urina límpida. Tem cateter epidural na região lombar para analgesia.
EXERCÍCIO:
1- Identifique focos de atenção/fenómenos;
2- Construa alguns possíveis diagnósticos de enfermagem;
3- Planei intervenções de enfermagem para os diagnósticos que identificou;
4- Identifique atitudes terapêuticas