Cidadania e Direitos do Trabalho
O 1Hospital Maternidade Fernando Magalhães (HMFM) foi idealizado em 1944, pelo Dr. Ari de Oliveira Lima, Secretário de Saúde e Assistência do Distrito Federal, no encerramento da Semana Paulista – Carioca de Obstetrícia e Ginecologia.
O Dr. Ivan de Oliveira Figueiredo, acabou sugerindo que fosse estudado o local para a futura maternidade, sendo escolhida a área onde funcionava o sexto Distrito de Puericultura, situado na esquina das ruas General José Cristino com General Argolo, em São Cristovão.
Em 6 de julho de 1955, sendo Prefeito do Distrito Federal o Dr. Alim Pedro, foi inaugurada a Maternidade de São Cristovão, que de início funcionou com 54 leitos e os corpos técnico e administrativo foram integrados por profissionais oriundos da extinta Maternidade Henrique Batista.
Aos poucos foram ampliados os diversos setores da Maternidade e o seu quadro funcional. Em 2 de julho de 1958 a Maternidade de São Cristovão passa a ser denominada Maternidade Fernando Magalhães em homenagem ao professor Fernando Magalhães, um dos pioneiros na luta pela assistência à saúde da mulher e pela diminuição da mortalidade infantil.
Em 18 de setembro de 1963, o governador do Estado da Guanabara, Dr. Carlos Lacerda, a inclui na rede hospitalar da SUSEME (Superintendência de Serviços Médicos) como hospital especializado com a denominação de Maternidade Estadual Fernando Magalhães, que também atendia a prematuros nascidos em diversos hospitais gerais, caso de doenças hemolíticas e recém-nascidos na Maternidade para tuberculosos do Hospital Estadual Torrês Homem.
Devido à fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de janeiro, em 1975, a Maternidade Estadual Fernando Magalhães passa a ser denominada Maternidade Municipal Fernando Magalhães. Em 1985, o hospital foi fechado para que fosse realizada uma grande reforma na sua estrutura física. Em 7 de janeiro de 1987, foi reinaugurado com o nome de Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães e tendo seu perfil