Contabilidade aspectos gerais
1) Conceituação: aspectos mais relevantes
Ciência – conjunto de conhecimentos: teorias, leis, princípios e métodos próprios;
Metodologia – métodos, procedimentos e normas de evidenciação, explicitação;
Técnica – formas, meios e instrumentos de operacionalização prática;
Especificidade – características próprias para identificação, registro, controle, estudo e avaliação da riqueza do homem e de suas organizações (entidades em geral). Contabilidade, enquanto conjunto ordenado de conhecimentos próprios, leis científicas, princípios e métodos de evidenciação próprios, é a ciência que estuda, controla e observa o patrimônio das entidades nos seus aspectos quantitativo (monetário) e qualitativo (físico), e que, como conjunto de normas, preceitos, regras e padrões gerais, se constitui na técnica de coletar, catalogar e registrar informações de suas variações, especialmente de natureza econômica e financeira e, complementarmente, controla, registra e informa situações impactantes de ordem socioambiental decorrentes de ações praticadas pela entidade no ambiente em que está inserida.
2) Objeto de Estudo: O PATRIMÔNIO – conjunto de bens, direitos e obrigações de um Ente qualquer, enfocado sob duplo aspecto:
a) Aspecto Qualitativo – enfoca os bens, direitos e obrigações do ponto de vista da sua natureza – dimensão física e jurídica;
b) Aspecto Quantitativo – enfoca os elementos patrimoniais do ponto de vista monetário – enquanto expressão de valor (moeda).
BENS – elementos materiais e imateriais que concorrem para a obtenção dos fins do Ente;
DIRIETOS – haveres do Ente perante terceiros;
OBRIGAÇÕES – dívidas do Ente perante terceiros (parte negativa)
REQUISITOS DOS BENS
1º Exterioridade; 2º Acessibilidade; 3º Transferibilidade; 4º Valor
3. FINALIDADES Gerar informações úteis aos seus usuários, em especial de ordem física, financeira e econômica sobre o patrimônio, com ênfase para o controle e o planejamento (tomada de decisões).