Custos
CAPÍTULO 1
ASPECTOS GERAIS
Esta aula é parte integrante do livro “Contabilidade de Custos ”, 2ª edição, que será lançado esta semana.
1.1 ÁREAS DA CONTABILIDADE Para efeitos didáticos, a Contabilidade normalmente é dividida em áreas. A divisão em áreas tem como objetivo o estudo mais aprofundado de determinados aspectos da Contabilidade. Essas áreas, porém, não se tornam matérias independentes, pois têm o mesmo objeto que a Contabilidade, ou seja, tratam do mesmo assunto: o patrimônio. Assim, a Contabilidade pode ser dividida em: Contabilidade de Custos, Comercial, Bancária, Pública etc.
1.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS É a área da Contabilidade que trata dos gastos incorridos na produção de bens e serviços. Tem aplicação em qualquer empresa na qual se deseje controlar os gastos necessários à produção de bens ou serviços. A Contabilidade de Custos pode ser dividida em: Contabilidade de Serviços e Contabilidade Industrial. É comum, todavia, o uso do gênero no lugar da espécie. Como a Contabilidade de Serviços é pouco estudada e aplicada em nosso País, é comum o uso da expressão “Contabilidade de Custos” no sentido de gastos relativos à atividade industrial somente. Muitos autores adotam a denominação Contabilidade de Custos mesmo quando abordam exclusivamente a Contabilidade Industrial. Parte significativa das informações produzidas pela Contabilidade de Custos não se destina ao público externo, vale dizer, são informações gerenciais, elaboradas para a administração. Neste sentido, uma das finalidades da Contabilidade de Custos é auxiliar os gestores da empresa no desempenho das funções administrativas. A Contabilidade de Custos fornece informações necessárias aos administradores nas atividades de planejamento, controle, tomada de decisões etc.
1.3 CONTABILIDADE DE SERVIÇOS É a área da Contabilidade de Custos que trata dos gastos incorridos na prestação de serviços. É o caso da prestação de serviços hospitalares,