Comportamento Prevencionista
Hoje em dia o trabalho do técnico em Segurança do Trabalho vai além de exigir o uso dos chamados EPIs. Com o avanço tecnológico novos riscos à saúde do trabalhador surgiram, daí a importância desse profissional nas mais diversas áreas com a adoção de medidas prevencionistas. Analisando uma situação podemos ilustrar que a prevenção é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde no ambiente de trabalho e que o papel da equipe de segurança é fundaental para isso: Ao ser contratado por uma Empresa para implantar procedimentos relacionados a Segurança o profissional deverá: - Conhecer a Empresa, os trabalhadores, suas funções e o ambiente de trabalho; - Conhecer as etapas de produção analisando os ambientes de forma a elaborar projetos que antecipem os riscos, introduzindo medidas de prevenção; - Avaliar riscos já existentes, intervindo no ambiente de forma a evitar que os trabalhadores se exponham a ele; - Avaliar os riscos quantificando-os, tornando assim mais fácil encontrar formas que previnam acidentes, seja com o uso de equipamentos de proteção como em alterar o ambiente; - Definir objetivos e metas para longo prazo implantando progtramas prevencionistas e dando treinamento aos colaboradores.
Se mesmo com todas as medidas tomadas houver um acidente a Empresa deverá prestar os Primeiros Socorros à vítima, dar toda assistência ao acidentado, expedir o CAT e comunicar a Previdência Social até o 1º dia útil seguinte á ocorrência.
Considerando que os custos e consequências de um acidente afeta tanto o empregado quanto o empregador faz-se necessário criar