Relatório Analises quimicas
Neste relatório constam a realização de operações envolvendo a transferência de algumas quantidades de reagentes através da decantação, filtração e centrifugação.
São indicados os materiais utilizados, o procedimento realizado e as conclusões retiradas após a realização do mesmo.
Objetivo
O objetivo deste relatório é a partir da realização das operações unitárias (decantação, filtração e centrifugação), poder conhecer assim as suas características.
Introdução teórica
Dentro das operações unitárias existe um grupo que engloba a transferência de quantidade de movimento. Neste relatório são realizadas três operações (decantação, filtração e centrifugação).
A decantação é um método de separação pouco rigoroso entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre duas fases líquidas. Podemos ter decantação sólido-líquido ou líquido-líquido.
A filtração é uma técnica que consiste na separação de uma fase sólida de uma fase fluida (líquida ou gasosa), passando esta última através de um meio permeável poroso.
Ao meio poroso e permeável chama-se filtro e retém o resíduo sólido. O fluido que passa através do filtro designa-se filtrado.
No laboratório, os meios de filtração mais utilizados são: papel de filtro e placas filtrantes.
A centrifugação é uma operação que consiste na separação de duas fases, por ação da força centrifuga a que a mistura fica sujeita, quando entra em movimento de rotação.
A centrifugação é mais utilizada para três tipos de separação: sólidos em suspensão num líquido, constituintes de misturas coloidais e constituintes de líquidos imiscíveis.
Material de laboratório
Reagentes
Reagentes
1ª Parte: - Água; - Terra de jardim.
2ª Parte: - Água; - Terra de jardim.
3ª Parte: - Solução de cromato de potássio; - Solução de nitrato de chumbo.
Protocolo experimental
1ª Parte:
Preparou-se dois gobelés de 250 mL de água e uma espátula de terra de