ATPS Eletronica
Antes de definirmos o que é uma corrente elétrica, é importante que expliquemos o que é um condutor.
Condutor é todo o material que permite a passagem dos elétrons, sendo os metais os melhores condutores existentes. Quando o material não permite essa passagem dos elétrons, ele é chamado de isolante, a madeira é um exemplo de condutor isolante.
A corrente elétrica define-se como sendo um movimento ordenado de cargas elétricas através de um condutor elétrico quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial.Esta diferença de potencial é chamada de tensão.
A corrente elétrica está presente o tempo todo ao nosso redor e até em nós mesmos.
Alguns exemplos são:
Na natureza: relâmpago.
No corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro.
Aparelhos e utensílios em casa: ferro de passar roupas, chuveiro, lâmpadas
É dividida em dois termos: corrente elétrica real, que consiste no sentido dos movimentos dos elétrons e corrente elétrica convencional que consiste no movimento de cargas positivas.
Existem dois tipos de corrente elétrica:
• Corrente contínua: gerada por pilhas e baterias.
• Corrente alternada: gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica (a qual chega até nossas casas).
As unidades básicas são representadas por:
A - Ampére (unidade de corrente)
V - Volt (unidade de tensão)
W - Watt(unidade de potência)
Ohm - Ohm(unidade de resistência)
H - Henry(unidade de indutância)
F - Farad(unidade de capacitância)
Hz - Hertz(unidade de freqüência)
Quando um pequeno número de elétrons circula por um fio, a corrente elétrica é definida como fraca. Já quando há um grande número de elétrons em movimento, a corrente elétrica é definida como sendo forte.
A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência.Os conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira