RELATORIO ANALISE QUIMICA
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO EM AMOSTRAS DE VINAGRE COMERCIAL
E
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
Lauro de Freitas
2015
RELATÓRIO PRÁTICO
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO EM AMOSTRAS DE VINAGRE COMERCIAL
E
DETERMINAÇÃO DA DUREZA DA ÁGUA
Lauro de Freitas
2015
SUMÁRIO
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A titulação é o procedimento volumétrico em que se determina a concentração desconhecida de uma solução através de uma outra solução conhecida. Operação feita em laboratório onde o titulante é a solução de concentração conhecida e o titulado a solução de concentração desconhecida, a titulação pode ser realizada de diversas maneiras, como por neutralização, quando ocorre reação ácido-base; de precipitação, quando ocorre formação de um sólido insolúvel; de complexação, com formação de um complexo e a titulação redox, quando há ocorrência de reações de oxirredução.
Dentre as titulações, a mais importante para análises industriais é a titulação de neutralização, que pode ser dividida em: acidimetria – determinação da concentração de um ácido – e a alcalimetria – determinação da concentração de uma base.
Nesse processo, faz-se reagir um ácido com uma base, até que esta reação atinja seu ponto de equivalência – momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante. Esse ponto é atingido quando as concentrações do titulante e do titulado estão nas proporções estequiométricas da reação e, consequentemente, o ponto final é atingido quando é perceptivel a mudança brusca de coloraçao no sistema. Vale ressaltar que, para tornar possivel essa percepção na mudança de coloração, faz o uso de indicadores. Toda titulação baseia-se na seguinte equação matemática:
Onde c1.v1 referem-se ao titulante e c2..v2 ao titulado. Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado, água, um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
A dureza da água