Blocos Economicos
FORMAÇÃO HUMANÍSTICA
EIXO: AMÉRICA LATINA
Globalização e blocos econômicos
Almiro Petry1 (2008)2
A França pode deixar de produzir batatas e continuar sendo a França, mas se deixarmos de falar francês, de ter um cinema, um teatro e uma literatura própria, nos converteremos em mais um bairro de Chicago.3
1 Introdução
Vivemos no cotidiano a realidade da sociedade global no que concerne ao que consumimos, ao que vemos, ao que vestimos, ao que ouvimos e ao que lemos. Raras vezes estamos conscientes que vivemos na sociedade global, fruto do processo de globalização do capitalismo. Os bens e serviços disponibilizados aos usuários são produzidos, em grande parte, pelo capitalismo globalizado.
Para O. Ianni4 a trajetória do capitalismo pode ser reconhecida em três fases: a das navegações, a da industrialização e a da globalização. As grandes navegações (séculos XV e
XVI) expandiram geograficamente o capitalismo pelo mundo, integrando-o num sistema único de produção e consumo de mercadorias. O capitalismo industrial (que já dispunha de um mercado consumidor mundial) desenvolve tecnologias que aumentam a produção e a produtividade do trabalho humano, iniciando novo ciclo da divisão mundial do trabalho, que se estende por dois séculos, sob a égide das classes sociais, da burguesia, do proletariado etc.
O capitalismo globalizado caracteriza-se pelo domínio das corporações no campo produtivo, no financeiro e no comercial estabelecido em redes e que detêm o controle do mercadomundo.
1
Mestre em Sociologia Rural (UFRGS) e Doutor em Ciências Sociais (Unisinos); Professor do Curso de
Ciências Sociais da Unisinos e do Departamento de Sociologia da UFRGS (almiro.petry@gmail.com).
2
Atualização da versão publicada em 2007.
3
A frase foi proferida pelo delegado francês durante a reunião do GATT, em dezembro de 1993. É citada por
Nestor Canclini em Consumidores e cidadãos (p.163).
4
Dentre as obras de Ianni pode-se citar Teorias da Globalização;