ORÇAMENTO
1) Que condições fundamentais são necessárias para a boa utilização do sistema orçamentário?
É indispensável que a alta cúpula administrativa da emprese apoie a utilização do sistema em seus vários aspectos, assim esperando que a alta administração entenda a natureza e os elementos básicos da elaboração de orçamentos, esteja convencida de sua utilidade para a empresa e mostre-se disposta a empregar toda a sua atenção e os recursos da empresa para o bom andamento dessas tarefas. É de extrema importância que o sistema, particularmente na sua fase de acompanhamento e controle, gere informações que deem destaque apenas às diferenças significativas entre o desempenho planejado e o desempenho efetivo, como elemento para decisões posteriores pelos destinatários das informações.
2) Quais os motivos da incerteza nas estimativas orçamentárias?
Welsh insiste que é preciso fazer com que os executivos se ocupem com os aspectos incomuns da comparação entre realizado e planejado. Nesse sentido o incomum é significativo ou relevante, ou seja, é necessário haver critérios para que se possa dizer quando uma variação ou diferença entre o realizado e o planejado é digna de maior atenção e de medidas subsequentes. Em uma empresa a diferença entre o realizado e o planejado pode ser significativa, enquanto em outra empresa não. Isto dependerá do grau da incerteza com que a empresa faz suas estimativas orçamentárias, e que está relacionado a dois aspectos:
a. A sofisticação ou o refinamento dos procedimentos de estimação, e;
b. instabilidade do ambiente externo à empresa.
3) O que se entende por educação orçamentária?
Entende-se por educação orçamentária um meio para que os administradores que se envolvem com o uso do sistema orçamentário na empresa conheçam os benefícios do mesmo tanto para a empresa de um modo geral,quanto para eles próprios contribuindo para um melhor desempenho em suas tarefas específicas na organização para qual trabalham.Em suma, o programa de