Blocos Econômicos
ECONÔMICOS
Amanda Vasconcelos de Araújo
2º ANO – 4 Tarde - Sala 402
Prof. Fernandes
Blocos Econômicos
Introdução
Os blocos econômicos surgiram da necessidade de desenvolver a economia de determinados países, por meio da integração econômica dos mesmos em prol de interesses comuns. O comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os paísesmembros. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, principalmente com o atual processo de globalização dos mercados, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Os economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
Os primeiros blocos econômicos surgiram no fim dos anos 40, na Europa pósguerra. Com o fim da 2ª Guerra
Mundial, a Europa estava destruída e sobre forte influência do mercado norteamericano, que em pleno processo de expansão econômica, ameaçava as frágeis economias europeias.
O BENELUX foi a primeira experiência de formação de um bloco econômico. Foi uma união aduaneira entre
Bélgica, Holanda (Nederland) e Luxemburgo, criada em 1944 para ajudar seus paísesmembros a superarem a crise da guerra e se tornou permanente em 1948.
A partir desta experiência e do Ceca Comunidade Europeia do Carvão e do Aço criada em 1952 entre França,
Itália e Alemanha Ocidental e Benelux, para “cartelizar” as reservas de carvão e o mercado do aço europeu – surge em 1957 o Mercado Comum Europeu, uma entidade supranacional que congregava 12 (doze) países da
Europa Ocidental (Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo em 1957; Irlanda, Inglaterra e
Dinamarca em 1973; Grécia em 1981 e Portugal e Espanha em 1986). Os países membros estabeleceram um sistema que tenderia a fundir seus mercados