Determinação da acidez do vinagre
Determinação da acidez do vinagre
INTRODUÇÃO
Existem substâncias capazes de indicar se uma determinada substância se encontra em meio ácido ou básico. Essas substâncias são conhecidas como indicadores ácido-base e essa indicação é feita por meio da mudança de coloração da substância. (1)
A tabela abaixo mostra exemplos de indicadores e as colorações que apresentam em meio ácido e básico:
Substância (material)
Meio
Indicador
Fenolftaleína
Indicador
Tornassol
Ácido Acético (Vinagre)
Ácido
Incolor
Vermelho
Hidróxido de Sódio (Soda Cáustica)
Básico
Rosa
Azul
TABELA 1: Indicadores e colorações das substâncias em meio ácido e básico. (2)
O vinagre é uma solução aquosa de ácido acético (CH3COOH), um ácido orgânico. Os ácidos orgânicos compõem um grupo de substâncias de propriedades ácidas que possuem átomos de carbono em sua fórmula. Geralmente ácidos fracos, solúveis em água e em solventes orgânicos e podem ser produzidos pela atividade metabólica de seres vivos. O vinagre é produzido pela oxidação aeróbica por bactérias do gênero Acetobacter, pela seguinte reação: (3)
2C2H5OH (l) + O2(g) 2CH3CHO(l) + 2H2O(l)
2CH3CHO(l) + O2(g) 2CH2COOH(l)
No grupo dos ácidos orgânicos, a classe mais expressiva é a dos ácidos carboxílicos, ácidos que contêm em sua estrutura o grupamento carboxila (COOH) formado por um carbono ligado a uma hidroxila (OH) por ligação simples e a um átomo de oxigênio (O) por ligação dupla. Além das propriedades comuns entre os outros ácidos (como o sabor azedo), os ácidos carboxílicos também são caracterizados pelo odor forte que exalam. (4)
Já o hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é uma base forte, usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos e detergentes. Apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. (5)