Relatório Aceleração da Gravidade
DETERMINAÇÃO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
INTRODUÇÃO Esta atividade serviu para verificarmos o valor da aceleração da gravidade a partir da sua determinação experimental utilizando um pêndulo gravítico simples. g = 4𝜋 !
𝑙
𝑇!
em que l é o comprimento do fio em metros (m) e T o período correspondente a uma oscilação em segundos(s). Esta formula é apenas válida quando 𝑠𝑒𝑛𝜃 ≈ 𝜃.
MÉTODO EXPERIMENTAL Começámos por medir o diâmetro da esfera com a craveira. De seguida, fomos medir o comprimento do fio do pêndulo cinco vezes, dos quais calculámos a média das medições e a sua incerteza através da calculadora gráfica. A soma do comprimento médio do fio com o raio da esfera (calculado através do seu diâmetro) vai ser o nosso li, ou seja, o comprimento total do pêndulo. Para 𝑠𝑒𝑛𝜃 ≈ 𝜃 ser verdadeira, utilizámos um ângulo para o fio entre 10° e 15°. Após isto, fizemos o pêndulo oscilar 10 vezes enquanto cronometrámos o tempo. Repetimos este procedimento cinco vezes. De seguida, diminuímos o comprimento do fio ( aproximadamente 5 cm) e repetimos todo o processo,