Relatório sobre aceleração na gravidade
Vinicius Cohen
Diogo Henrique
Hebert dos Santos
George Ovchinikov
Guilherme Dutra
Rodrigo dos Santos
Fábio Willian
Bruno Gonzaga
Jhéssica Mayara
Carolina Souza
David Ramom
Mecânica da Partícula , Wesley Cândido
23 de setembro de 2012
Utilizando de 1 conjunto para estudo de queda de corpos com eletroímã , sensores fotoelétricos , cronometro digital ligado aos sensores , balança e esferas com diferentes massas observaremos o movimento de queda livre e caracterização do movimento retilíneo uniformemente variado.
Introdução
Foi-nos ensinado os métodos de utilização do aparelho e logo percebemos que colocando o 1º sensor o mais próximo o possível do ponto de partida do corpo , teríamos um y¹ equivalente à 0 facilitando todos os cálculos e deixando o nosso cálculo mais preciso . Após estabelecermos o percurso das esferas , calculamos seu tempo de queda através do cronometro acionado através dos sensores e com utilização da equação : ht=ho+ v0 t+12 g.t² determinamos a aceleração gravitacional do corpo
Procedimentos e Resultados
Com o equipamento previamente montado pelo professor colocamos a esfera na plataforma de lançamento formada por um eletroímã , ligamos o interruptor para ele atrair a esfera metálica.
Colocamos o primeiro sensor junto à plataforma para que a primeira marcação fosse de um espaço equivalente à 0 e colocamos o segundo sensor em uma distância de 0,85m . Fizemos o cálculo da queda da esfera três vezes , marcando o tempo de 0,367 s ; 0,2s e 0,367s , obtendo um tempo médio de queda de 0,367s .
Alteramos a diferença de espaço entre os sensores para 0,2m e novamente calculamos o tempo de queda obtendo 0,195s ; 0,195s e 0,195s com uma média de 0,195s da queda .
Novamente foi alterada a diferença entre o espaço dos sensores , desta vez para 0,6m e calculamos o tempo de 0,287s ; 0,287s e 0,287s com uma média de 0,287s .
A diferença de espaço dos sensores foi alterada para 0,725m e foi encontrado