Queda Livre
Instituto de Física
Curso de Engenharia Elétrica, Professor: Osvaldo Alves
Nome: João Eduardo Rodrigues Corrêa Lucas Moraes Luiz Henrique Fábio Miranda
Relatório da aula prática de Física
Queda Livre
Objetivo:
Determinação da aceleração local da gravidade local.
Resumo:
O presente relatório apresenta conceitos de fundamentais importâncias, que envolvem deslocamento, velocidade e aceleração, mais especificamente para o nosso caso, a gravidade. A gravidade como muitos se “enganam” não é constante, seu valor varia de latitude para latitude, altitude para altitude. O relatório, portanto envolverá uma analise da gravidade, estudando as variáveis de espaço e de tempo percorrido por um corpo. Resumidamente, o movimento a ser estudado é denominado Queda Livre, e para um estudo mais “didático” do assunto, foram desprezados efeitos diversos como coeficiente de atrito do ar, a variação da gravidade de acordo com a altura, o movimento de rotação da Terra (efeito coriolis).
Introdução teórica
Essa experiência se resume basicamente a aplicação de conceitos de deslocamento, velocidade e aceleração. Por isso é recomendável uma análise sobre esses aspectos:
Em um movimento com aceleração constante, como a própria gravidade, temos que
Onde g representa a gravidade, variação da velocidade sobre a variação do tempo. A aceleração g pode ser obtida pela derivada da velocidade duas vezes do espaço:
Mas a fórmula anterior (3), embora muito útil em análise de gráficos, não satisfaz às condições para a obtenção da aceleração por meio do tempo e do espaço. Necessariamente utiliza-se a integral para a obtenção das formulas adequadas. Comecemos pela aceleração:
Temos a formula (8) que indica a aceleração de um corpo relacionada a sua velocidade, mas ainda não do espaço, para tanto utilizaremos a fórmula para S: Onde, v em velocidade é a derivada do espaço sobre derivada do tempo:
Substituindo o v da