“Inserir Armadilha ecologicamente correta no combate ao mosquito da dengue e outras espécies, em regiões com alto índice de manifestação da doença e outros agravos à saúde”
Duração: 07 dias
Público alvo: munícipes/usuários
Diagnóstico
Incidência de casos de dengue na mesma região/território e infestação de várias espécies de mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti causador da “Dengue”.
Justificativa
Esta ação educativa justifica-se, devido ao grande número de pessoas terem contraído dengue e outras terem ficado em estado suspeito da doença. A mesma é transmitida através do mosquito aedes aegypti e em determinado período do ano a incidência de casos aumentam, principalmente em certas regiões onde têm que haver campanhas constantes de prevenção junto à população local. Apesar de inúmeras vezes os agentes de zoonoses estarem passando de casa em casa, vistoriando caixas d’água abertas e diversos recipientes que acumulam água parada, poderemos contar agora com o auxílio de mais uma ferramenta para combater e amenizar a proliferação de espécies de mosquitos, principalmente o aedes aegypti causador da Dengue. Uma armadilha ecologicamente correta e fácil de confeccionar será apresentada à população e utilizada para capturar estes insetos nocivos à saúde. Os locais a serem escolhidos serão algumas regiões onde apresentaram nos últimos meses, grande ocorrência de dengue e proliferação de mosquitos como: residências, escolas e até mesmo em Ubs.
Objetivo
Esclarecer a população local sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue;
Oferecer a população uma opção ecologicamente correta para minimizar a infestação de mosquitos;
Explicar aos moradores da região o manuseio da armadilha para capturar possíveis mosquitos, aedes e outros;
Conscientizar a comunidade local que a prevenção da doença é uma responsabilidade coletiva e que cada um precisa fazer sua parte;
Diminuir o uso de produtos tóxicos à saúde humana, melhorando a qualidade de saúde da