Fungos, nossos heróis e vilões
Os fungos em muitos casos não têm o verdadeiro valor e importância de sua existência. Em nosso cotidiano estamos em contado constante com os fungos e não damos conta. Para que se tenha idéia 20% da biodiversidade brasileira é composta de fungos .
Uns dos pontos que podemos destacar a importância desse seres nas indústrias. Devido alguns fungos serem anaeróbicos facultativos ( realizam a fermentação na ausência de oxigênio)são utilizados na produção de bebidas alcoólicas, como cerveja e o vinho ,na preparação do pão e também dos refrigerantes.
Na fabricação dos vinhos, primeiro esmaga se as frutas, devidamente amadurecidos. O suco fresco de uva que recebe o nome de mosto é ácidos e rico em açucares, desta forma constitui um ótimo meio para o crescimento de leveduras (ascomicetos).Em seguida ,o mosto é tratado com dióxido de enxofre que inibe o crescimento de bactérias contaminantes . Assim as leveduras em certo período iram converter os açucares em álcool e gás carbônico. A fermentação só termina quando a maior parte do açúcar foi consumido pelas leveduras, levando a presença de álcool for das 12% a 14%,o que inibe a proliferação das leveduras .
Já na fabricação de cervejas que é feita de sementes de cereais (cevada, trigo, centeio, arroz, milho) nas quais a maior parte dos carboidratos esta armazenado na forma de amido.
A fabricação da cerveja tem duas partes, sendo a primeira onde o amido é quebrado enzimaticamente em açucares (maltose). Esta maltose em seguida, é transformada em álcool e gás carbônico pela ação das leveduras. No refrigerante, onde as maiorias contem acido cítrico que é produzido pelo fungo Aspergillus lividus.
[pic] [pic] Leveduras Produção de vinho
[pic] Aspergillus lividus
Os fungos são usados também na alimentação humana desde épocas muito antigas. No império Romano, a espécie de