Queda livre
Experimento: Queda livre.
Trabalho de Física 1: Realizado em laboratório.
Professor: Mauro Costa.
Alunos de Engenharia Mecânica.
1° período
Araucária 25/11/2013
OBJETIVO:
O presente relatório tem como principal objetivo o estudo do movimento de um corpo em queda livre utilizando uma série de equipamentos adequados para esse fim, além da determinação do valor da aceleração da gravidade local por meio de várias análises de seu deslocamento.
RESUMO:
Este relatório apresenta conceitos de fundamentais importâncias, que envolvem deslocamento, velocidade e aceleração, mais especificamente para o nosso caso, a gravidade. A gravidade como muitos se “enganam” não é constante, seu valor varia de latitude para latitude, altitude para altitude. O relatório, portanto envolverá uma analise da gravidade, estudando as variáveis de espaço e de tempo percorrido por um corpo. Resumidamente, o movimento a ser estudado é denominado Queda Livre, e para um estudo mais “didático” do assunto, foram desprezados efeitos diversos como coeficiente de atrito do ar, a variação da gravidade de acordo com a altura, o movimento de rotação da Terra (efeito coriolis).
1. TEORIA: Essa experiência se resume basicamente a aplicação de conceitos de deslocamento, velocidade e aceleração. Por isso é recomendável uma análise sobre esses aspectos:
Em um movimento com aceleração constante, como a própria gravidade, vemos que:
Onde g representa a gravidade, variação da velocidade sobre a variação do tempo.
A aceleração g pode ser obtida pela derivada da velocidade duas vezes do espaço:
Mas a fórmula anterior, embora muito útil em análise de gráficos, não satisfaz às condições para a obtenção da aceleração por meio do tempo e do espaço. Necessariamente utiliza-se a integral para a obtenção das formulas adequadas. Comecemos pela aceleração:
Temos a formula que indica a aceleração de um corpo relacionada a sua