Relatório Física 1: aceleração da gravidade
Aceleração da Gravidade
Universidade Federal de Itajubá
Professor Wilton S. Dias
Integrantes do Grupo:
Nome:
Matrícula:
Andrei Fernandes Coelho
18904
Evandro M. Vaciloto Filho
18918
Felipe Cezar Salgado
18920
Jansen Paula Villibor
18934
Turma: EEL
Data Prática: 27 de Agosto de 2010
Data Entrega: 10 de Setembro de 2010
Resumo Utilizando os instrumentos de forma correta, foi possível realizar medidas de espaço e tempo que uma massa levava para cair em queda livre. Com os valores obtidos e através da interpretação da literatura, foi possivel determinar a aceleração da gravidade no local em que se realizou a experiência, assim como o erro relacionado a ela.
Introdução Queda livre é uma situação onde uma partícula sofre uma força de atração, do tipo campo, e esta força é a responsável pela sua aproximação até outro corpo, no nosso caso, a Terra. Como ocorre a aproximação em relação à Terra, o fenômeno é nomeado como queda, e livre por a força de seu peso ser a única (teoricamente) atuante na situação.
A força citada é conhecida como força-peso. Aristóteles acreditava que corpos mais leves chegavam ao chão mais rapidamente que corpos com menos massa. Galileu provou que a queda de um corpo qualquer é do tipo uniformemente acelerado (isto desprezando as forças resistivas, como a da resistencia do ar), e esta aceleração constante é conhecida como aceleração da gravidade, e muitas das vezes representada pela letra ‘g’. Esta força é sempre direcionada ao centro da Terra e seu módulo depende da massa do corpo maior, no caso a Terra, ou seja, em outros locais, como a lua por exemplo, tem gravidade diferente.
Newton desenvolveu suas famosas leis da mecânica. Entre elas esta a lei que diz que a força é igual à massa multiplicado pela aceleração do corpo, analogamente, a força peso é dada pela massa do corpo multiplicada pela aceleração ‘g’ da gravidade.
Materiais e métodos
Materiais
Régua graduada;