Relatorio - Aceleracao da gravidade
Engenharia de Produção
Trabalho de Física: Experimento 02 – Aceleração da Gravidade
Volta Redonda, Março de 2015
Objetivo:
Esse experimento visou nos mostrar que a aceleração gravitacional é a aceleração pelo qual um determinado corpo de determinada massa fica submetido por algum outro corpo de massa extremamente maior.
Tivemos como objetivo determinar a aceleração da gravidade com o uso de duas massas de valores diferentes e uma roldana. Dessa forma, cronometramos a queda do corpo de maior massa e podemos perceber que a aceleração dele submetia o outro corpo de massa menor. No entanto, aprendemos que as roldanas podem ser uma ótima forma, dos atuais, e futuros engenheiros, auxiliarem seus empregados a elevarem objetos pesados e assim diminuírem a força aplicada.
Desenvolvimento Teórico
Quando a velocidade de uma partícula varia, diz-se que a partícula sofre aceleração (ou esta acelerada).
Para movimentos ao longo de um eixo, a aceleração média améd em um intervalo de tempo Δt é: Onde a partícula tem velocidade v₁ no tempo t₁ e a velocidade v₂ no tempo t₂. A aceleração instantânea (ou simplesmente aceleração) é a derivada da velocidade em relação ao tempo: E como,
Temos: Em palavras, a aceleração de uma partícula em qualquer instante é a taxa na qual sua velocidade está mudando naquele instante e também pode ser dita como a derivada segunda de sua posição x(t) em relação ao tempo.
Graficamente, a aceleração em qualquer ponto é a inclinação da curva de v(t) naquele ponto. Uma unidade usual de aceleração é o metro por segundo ao quadrado: m/s². A aceleração tem módulo, direção e sentido. É também uma grandeza vetorial, portanto, seu sinal algébrico representa seu sentido sobre um eixo da mesma forma que para o deslocamento e a velocidade, ou seja, uma