Participacao e controle social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
ALUNAS:
FABIANA ALVES DE OLIVEIRA SILVA
LAIS MARCELINO ALV ES DA S ILVA
MARIA DE FÁTIMA VIANA DA SILVA
SILVANEIDE RODRIGUES DA SILVA
RA Nº 369789
RA Nº 378965
RA Nº 395834
RA Nº 364993
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Tutora Presencial: Profª Seila Rosa da Silva
RIO VERDE- GO
31 Março 2015
1
INTRODUÇÃO
O “controle social” descrito na constituição1988 prevê a participação da população na elaboração, implementação e fiscalização de politicas sociais. Essas participação se dá através de conselhos, que são representados pela união da sociedade civil com o Estado, possuem um olhar multifacetado da realidade dos problemas relacionados ao tema abordado pela politicas social, seja ela da assistência social, saúde, habitação, da educação, do trabalho, do idoso dentre outros. Assim, o desafio da construção de uma sociedade efetivamente democrática se baseia no fortalecimentos dos conselhos municipais, estaduais e federal.
2
PARTICIPAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL.
O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade dos conselhos.
3
A PARTCIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NO CONTROLE
SOCIAL
Para a construção efetiva da participação do controle social, por parte da população usuária da politica de assistência social, faz ser necessária a construção de um novo modelo de fazer a gestão dessa politica, implantando novos serviços, universalizando direitos informações fortalecendo as condições de maior participações nas decisões da politica de assistência social.
4
Para que haja uma efetiva participação da sociedade civil na participação e controle social, a formulação a implementação das politicas sociais, cabe considerar, ainda a importância de se
promoverem