Participação e Controle Social
SERVIÇO SOCIAL
Aprígio Oliveira de Santana RA 382535
Carla Adriana Alves RA 385393
Maria Doraci Ferreira RA 403427
Rogério Silva Ribeiro RA 376399
Tânia Rodrigues de Carvalho RA 381626
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Tutor Presencial:
Marcelo Wendel Ferreira de Oliveira
MONTES CLAROS – MG
Abril/2015
“Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos.”
(Martin Luther King)
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Participação Social é a possibilidade de acesso para participação nas decisões sobre as políticas públicas, é todo o envolvimento de um indivíduo em ações da vida sócio-comunitária.
Entende-se por Controle Social a participação da sociedade civil na execução, acompanhamento, planejamento, avaliação e fiscalização de um programa.
As ideias de Participação e controle Social estão profundamente associado por meio da participação na gestão pública. Homens e mulheres exercem os direitos políticos podendo intervir na tomada da decisão administrativa orientando a Administração na contribuição com processos de mudanças e medidas que atendam ao interesse público, assim também podendo desenvolver controle sobre a ação do Estado, demandando que o gestor público venha prestar contas de sua atuação.
SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS
Conselhos Municipais São espaços privilegiados para a participação popular na elaboração, implementação e fiscalização das ações governamentais e ainda permite o fortalecimento da relação entre
Estado e Sociedade.
Os conselhos são importantes, pois, através destes representantes da prefeitura e da sociedade civil contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, ou seja, através destes é possível avaliar e apresentar novas diretrizes e soluções para o plano de funcionamento da política do município.
A importância dos Conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e