Relatorio volume molar
Engenharia de Alimentos
Relatório de Físico-Química
VOLUME MOLAR DOS GASES
SANTA BÁRBARA D’OESTE
Agosto/ 2011
Sumário
1. RESUMO
INTRODUÇÃO
1. Objetivo 2. Fundamentação Teórica e metodologia empregada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3. Materiais utilizados 4. Processo da coleta de dados 5. Discussão de Dados.
2. CONCLUSÃO 3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. RESUMO.
Este relatório tem como objetivo relatar a experiência realizada no laboratório de química, sobre a determinação do volume molar dos gases ideais. Volume Molar é o volume ocupado por 1 mol de cada substância. Para sólidos e líquidos o volume molar depende, entre outras coisas, da natureza, da substância, mas para gases ele só dependerá das condições de temperatura e pressão, qualquer que seja a natureza do gás. Nas condições normais de pressão e temperatura (p = 1 atm ou 760 mmHg e T= 0oC) o volume molar apresenta um valor constante igual a 22,4 litros que é, portanto, o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás nas referidas condições. É importante deixar claro que o valor de 22,4 litros é o volume calculado para gases ideais. Os gases reais apresentam valores próximos de 22,4 litros.
2. INTRODUÇÃO.
2.1 Objetivo.
O objetivo da experiência é demonstrar experimentalmente que o volume ocupado por um mol de qualquer substancia gasosa nas CNTP é igual a 22,4litros.
2.2. Fundamentação Teórica e metodologia empregada.
O referente relatório trata-se da determinação do volume molar de um gás na CNTP. Escreveu Brady (1986) que “estamos familiarizados com muitas das propriedades dos gases porque estamos constantemente cercados por uma mistura gasosa chamada atmosfera”. A matéria é capaz de existir em três formas físicas ou estados diferentes: sólido, liquido e gasoso. Quando um gás é introduzido em um recipiente, as moléculas movem-se livremente dentro deste, ocupando todo o