Relatorio SD
1. Introdução
Flip-Flop é o bloco primário utilizado na construção de unidades de armazenamento de dados em dispositivos eletrônicos, sendo o componente principal da memória mais rápida encontrada em aparelhos computacionais: os registradores, dada sua capacidade de armazenar um bit. Sendo assim sua saída depende tanto da entrada, como também do bit armazenado (apesar de guardar o bit, essa afirmativa não vale no caso do Flip-flop D, pois sua saída depende apenas da entrada no instante). Flip-flops são utilizados em uma infinidade de aparelhos eletrônicos, podendo ser encontrados em circuitos complexos como os de um computador, como também em circuitos mais simples, como os de um semáforo. Neste caso, o Flip-Flop é usado na criação de um contador Síncrono, ou seja, um contador que varia todos os seus bits em tempo igual (desconsiderando o tempo de propagação). O contador descrito aqui foi programado para contar, nesta ordem, os números 1, 4, 0 e 3 (caso X=0). E os números 2, 5, 6, 7, 8, 9 em ordem decrescente (Caso X=1).
2. Descrição da Simulação
Para a realização dessa simulação é necessário ter instalado o programa Digital Works (ou similar) no computador ou outra plataforma suportada.
2.1 Métodos
Antes de realizar a simulação é necessário a montagem de uma tabela da verdade das variáveis no instante “t” para o instante “t+1”, e então uma tabela para o FF D, no entanto, o a saída do FF D é igual a entrada logo, é desnecessário a sua montagem, podendo levar em consideração apenas o valor da variável no instante “t+1”. Para a montagem da tabela temos que saber qual é o valor da variável no instante “t+1”, que será mostrado nos fluxogramas a seguir:
Figura - Fluxograma caso X=0
Figura - Fluxograma caso X=1.
No caso do número binário não estar presente no fluxo, ele irá para o primeiro número de cada sequência (Caso de X=0, o contador vai para o 0001; caso X=1, o contador vai para 0010 (apesar de 1001 ser o