Apostila da pratica 2014 Graficos Corrigidos
Professores responsáveis:
João Juliani
LONDRINA
2014
CURSO DE PSICOLOGIA
DISC. PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Profs. João Juliani
1º EXPERIMENTO - Observação do Nível Operante.
Objetivo:
Observar os comportamentos que um rato branco emite na “caixa de Skinner” antes da manipulação de variáveis experimentais.
Equipamento:
Neste experimento o módulo de controle deve estar ligado.
Controle do bebedouro: as chaves devem estar no “automático” e a outra “desliga”.
Controle de som: as chaves devem estar no “manual” e a outra “contínuo”.
Controle da luz: o botão 0% deve estar ligado.
Cuba d’água cheia: presente
Procedimento:
Para facilitar a observação e registro serão utilizadas cinco categorias de atividades que possivelmente o rato apresentará.
1. Farejar (Fa)
2. Alisar os bigodes (Ab)
3. Coçar (Co)
4. Lamber (La)
5. Pressionar a barra de comando do bebedouro (Pb)
1. Farejar (Fa): Quando o rato é colocado num contexto novo, é comum que ele se movimente bastante tocando o focinho nas diversas partes do ambiente. Serão consideradas respostas de farejar os movimentos de colocar o focinho em qualquer lugar da caixa e movimentá-lo como se estivesse “cheirando” este local (cantos da caixa, bebedouro, paredes, grades, etc). Para fins de registro, considera-se uma “farejada” quando o rato muda o local no qual tocava ou roçava o focinho. Por exemplo, quando ele toca o focinho nas grades do chão e depois na parede da caixa, conta-se uma “farejada” o tocar as grades e outra tocar a parede, mesmo que ele permaneça tempos diferentes em cada atividade.
2. Alisar os bigodes (Ab) – Este comportamento é caracterizado pelo movimento das patas dianteiras sobre o focinho diversas vezes. O critério para se considerar uma unidade de “Alisar os bigodes” é dividi-la pelas pausas.
3. Coçar (Co) - Considera-se “coçar” todo movimento que o sujeito fizer com as patas em relação a qualquer parte do corpo. Este