goiabada
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. ,A teoria Segundo Piaget é marcada pela relação sujeito x objeto; uma relação de troca ou seja, interação. Para Piaget, o objeto de conhecimento não está no sujeito e nem no meio físico e social e sim no espaço de troca. A interação é igual à troca e não à inter-relação, como é para Vygotsky.
Existe o que Piaget chama de estruturalismo epistemológico, influenciado pela corrente estruturalista, que afirma que o conhecimento se organiza em estruturas cognitivas, hierarquicamente constituídas. Assim, Piaget se declarava como teórico da racionalidade estrutural ( a razão constitui-se estruturas). Nesse caso, as estruturas mentais são organizadas , não palpáveis, a base para o desenvolvimento das estruturas cognitivas(psicológicas) é de natureza biológicas. Logo, para compreender o funcionamento e a construção das estruturas psicológicas, é necessário compreender o funcionamento fornecido pela biologia. O desenvolvimento humano, no modelo piagetiano, é explicado segundo o pressuposto de que existe uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Esses fatores que são complementares envolvem mecanismos bastante complexos e intrincados que englobam o entrelaçamento de fatores que são complementares, tais como: o processo de maturação do organismo, a experiência com objetos, a vivência social e, sobretudo, a equilibração do organismo ao meio.
A equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual