lista de eletromag
Prof. Edu
1. (Fuvest - 1994) Um capacitor é feito de duas placas condutoras, planas e paralelas, separadas pela distância de 0,5 mm e com ar entre elas. A diferença de potencial entre as placas é de 200 V.
a) Substituindo-se o ar contido entre as placas por uma placa de vidro, de constante dielétrica cinco vezes maior do que a do ar, e permanecendo constante a carga das placas, qual será a diferença de potencial nessa nova situação?
b) Sabendo-se que o máximo campo elétrico que pode existir no ar seco sem produzir descarga é de 0,8 × 106 volt/metro, determine a diferença de potencial máximo que o capacitor pode suportar, quando há ar seco entre as placas.
Podemos afirmar que na situação (4):
a) M e P estão eletrizadas positivamente.
b) M está negativa e P neutra.
c) M está neutra e P positivamente eletrizada.
d) M e P estão eletrizadas negativamente.
e) M e P foram eletrizadas por indução.
2. (Fuvest - 1995) Um sistema formado por três cargas puntiformes iguais, colocadas em repouso nos vértices de um triângulo eqüilátero, tem energia potencial eletrostática igual a U.
Substitui-se uma das cargas por outra, na mesma posição, mas com o dobro do valor. A energia potencial eletrostática do novo sistema será igual a:
a) 4U/3
b) 3U/2 c) 5U/3 d) 2U
e) 3U
6. (Fuvest - 1993) Um elétron penetra numa região de campo elétrico uniforme de intensidade 90 N/C, com velocidade inicial v0 = 3,0.106 m/s na mesma direção e sentido do campo.
Sabendo-se que a massa do elétron é igual a 9,0.10-31 kg e a carga do elétron é igual a - 1,6.10-19 C, determine:
a) a energia potencial elétrica no instante em que a velocidade do elétron, no interior desse campo, é nula.
b) a aceleração do elétron.
3. (Fuvest - 1995) O campo elétrico de uma carga puntiforme em repouso tem, nos pontos A e B, as direções e sentidos indicados pelas flechas na figura a seguir. O módulo do campo elétrico no ponto B vale