Relatorio Recristalização
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CÂMPUS MEDIANEIRA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RECRISTALIZAÇÃO
Disciplina: Química Orgânica
Alunos(as): Camila Rodrigues
Eduardo Ledur
Julia Iyda
Larissa Zadra
Murilo Trombini
Docente: Profª.: Juliane Bocardi
Turma: A24
MEDIANEIRA/PR - 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A recristalização é um método que consiste em purificar compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O processo se baseia na propriedade de compostos, que sofrem variação de solubilidade em função da temperatura. Alguns dos produtos usados diariamente são substâncias purificadas pelo processo de recristalização como o cloreto de sódio, que é extraído da água do mar por meio da recristalização. O fator crítico na recristalização é a escolha do solvente. O solvente ideal é aquele que solubiliza bem a substância quando quente e não solubiliza quando fria. A água, por exemplo, é excelente para a recristalização do ácido benzóico. A 10ºC, somente 2,1 g desse ácido se dissolve em um litro de água, mas a 95°C a solubilidade aumenta para 68 g/Ln.
No experimento, os compostos utilizados foram o ácido salicílico e o ácido benzóico:
Figura 1: Ácido salicílico. Figura 2: Ácido benzóico.
O ácido salicílico (Figura 1) é um ácido orgânico, de fórmula química C7H6O3, que no seu estado puro é sólido, apresentando a forma de cristais brancos ou de pó cristalino, é inodoro e pouco solúvel em água.
O ácido benzóico (Figura 2) é um composto aromático, de fórmula química C7H6O2. Tem propriedade antimicrobiana, e por isto é largamente utilizado pela indústria alimentícia para conservação de alimentos e pela indústria farmacêutica.
2. OBJETIVO
Purificar o ácido salicílico sólido, utilizando a técnica de recristalização.
3. MATERIAIS E REAGENTES
Para o cumprimento dos objetivos, utilizaram-se os seguintes materiais durante o