Relatorio Quimica III Coluna De Destilacao 1
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL III.
RELATÓRIO 1: Destilação Fracionada.
Componentes: RA
Áaron Teles Galiano 105231
Aline Cardoso Diniz 103796
Bruno de Freitas Gomes 101389
Elena Kalinin Toss 101667 Giselle Ventura Correa 101415 Jéssica Silva Barreto de Oliveira 100591
25/08/12
Relatório
Objetivo
O objetivo desta experiência é efetuar a destilação fracionada da mistura álcool – água, determinar e comparar as densidades e as composições das frações obtidas (solução inicial, destilado e resíduo), e construir e interpretar a curva característica da destilação.
Introdução Teórica
A destilação é uma operação unitária que visa à separação dos componentes de uma fase líquida através de sua vaporização parcial. A separação deve-se através da diferença de volatilidade que os componentes da mistura apresentam. Existem diferentes tipos de destilações, como por exemplo, destilação simples (também conhecida por destilação diferencial ou Rayleigh), destilação de equilíbrio (ou chamada de destilação flash), destilação por arraste, destilação fracionada, além de outros diversos tipos. Estes métodos diferem-se pelo o modo de conduzir a operação e pelo tipo de equipamento, porém todos estão baseados no mesmo princípio: o vapor produzido por uma dada mistura líquida esta geralmente mais concentrado no componente mais volátil do que o líquido (exceto misturas azeotrópicas, que não se comportam dessa forma não podendo ser fracionadas pelos métodos normais de destilações). Neste experimento utilizamos a destilação fracionada.
A destilação fracionada é caracterizada num processo de várias etapas, nestas ocorre o processo de transferência de massa entre o líquido e o vapor, onde o vapor enrique-se com os componentes mais voláteis do líquido e o líquido recebe componentes menos