Relatorio Quimica experimental
ENGENHARIA AMBIENTAL
ANDRÉ CATERINGER GOMES
CAROLINA SARNAGLIA TEBALDI
ISABELLA DIAS PORTELLA
SÂMARA MAMERI
AVALIAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA
Disciplina: Química Experimental
Professora: Adriana Canal das Virgens
VILA VELHA
14 de agosto – 2013
INTRODUÇÃO
Uma das principais preocupações, quando se faz uma experiência em laboratório, já que se trata de um processo científico, é a de obter resultados confiáveis e controlados. Em todos os tipos de medições podem ocorrer erros, sejam estes devidos à falta de atenção do operador (erro de paralaxe), do método ou erro nos próprios instrumentos. Esses erros são denominados erros sistemáticos, sendo que os principais ocorrem devido a instrumentos mal calibrados.
Nesse relatório é mostrada a comparação entre proveta, Becker e erlenmeyer; entre a bureta e a pipeta volumétrica (10 ml); e a calibração de três balões volumétricos (100 ml).
Na calibração utilizam-se algumas propriedades fundamentais de qualquer substância: a densidade, e a sua variação em função da temperatura, e a sua massa. Essa calibração é necessária, uma vez que a marca de graduação pode ter sido impressa erroneamente, assim se objetem a comparação de diferentes instrumentos e qual o mais preciso. Com o intuito de verificar o erro experimental durante uma medida.
O propósito da experiência foi aprender a manipular corretamente as vidrarias para a determinação de volume, analisar a exatidão dos instrumentos, além de obter medidas de massas e volumes aproximados e precisos.
MATERIAL
Proveta
Becker
Erlenmeyer
Bureta
Pipeta Volumétrica
Balão Volumétrico
Água deionizada
Balança Analítica
MÉTODOS E PROCEDIMENTOS:
A) Comparar a proveta, becker, erlenmeyer;
Verificar se todos os alunos portam os EPI(s) adequados aos procedimentos exigidos pelo experimento e depois de repassado todo o sequencial experimental, dar inicio aos trabalhos.
Analisar se os