Relatorio quimica experimental ufmg - cinetica quimica
Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos.Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética Química. Pela teoria da colisão, para haver reação é necessário que: as moléculas dos reagentes colidam entre si; a colisão ocorra com geometria favorável à formação do complexo ativado e a energia das moléculas que colidem entre si seja igual ou superior à energia de ativação - a energia mínima necessária para que os reagentes possam se transformar em produtos.Colisão efetiva ou eficaz é aquela que resulta em reação, isto é, que está de acordo com as duas últimas condições da teoria da colisão.
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados.Ela pode ser determinada pela variação da concentração dos reagentes dividida pela variação de uma unidade de tempo. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas de acordo com: • A concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação já que aumentará a probabilidade de ocorrer colisões efetivas entre eles.
• Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação já que quanto maior é a área de contato entre as partículas de ambas as substâncias, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras.
• Temperatura : O aumento da temperatura aumenta a agitação molecular (Ec), aumentando o número de colisões entre os reagentes, aumentando velocidade da reação. • Pressão (gases): O aumento da pressão causa uma diminuição do volume ocupado, aumentando o número de choques entre os reagentes, que aumenta sua velocidade.
• Presença de catalisador ou de inibidor: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem