Cinética Química
Relatório de Química Geral Experimental
Experiência 4 – Cinética Química
Introdução A cinética química é responsável pela análise e estudo da velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam:
Concentração dos reagentes – O aumento da concentração dos reagentes promove o aumento do número de colisões entre as moléculas. Isso faz com que a probabilidade de colisões efetivas acontecerem para a formação do complexo ativado seja maior.
Temperatura – Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões efetivas entre elas.
Natureza dos reagentes – Dependendo de quais substâncias reage, o tempo de tais reações varia, ou, a rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes. Reações ácidas, a formação de sais, a troca iônica são reações rápidas.
Catalisadores – Os catalisadores aumentam a velocidade de uma reação química, mas não participam da formação dos produtos, sendo completamente regenerados no final. O catalisador acelera a reação, pois diminui a energia de ativação das moléculas, e o catalisador continua intacto ao final da mesma.
Pressão – Um aumento da pressão em um sistema em reação implica uma diminuição em seu volume. Desse modo, haverá um número maior de partículas reagentes por unidade de volume (aumento na concentração), o que possibilitará um maior número de colisões efetivas entre as partículas.
Superfície de contato – Se em uma reação atuam reagentes em distintas fases, o aumento da superfície de contato entre eles aumenta a velocidade das reações. Considerando, por exemplo, uma reação entre uma substância sólida e uma líquida, quanto mais reduzida a pó estiver a substância sólida, maior é a superfície de contato entre elas, e portanto, maior é a possibilidade de essas partículas colidirem umas com as outras.
A velocidade