Química experimental
FARMÁCIA NOTURNO
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL - TURMA U7B
EXPERIÊNCIA 4 – CINÉTICA QUÍMICA
BELO HORIZONTE
26 DE SETEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 3
3. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS 4
4. PROCEDIMENTOS 5
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
6. CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
1 INTRODUÇÃO Cinética Química é o ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.
Essa parte da química, o que interessa é o processo entre si – os detalhes das mudanças que os átomos e moléculas sofrem durante as reações e as velocidades de cada etapa.
A cinética química nos oferece ferramentas para estudar as velocidades das reações químicas em nível macroscópico e em nível atômico. Em nível atômico, a cinética química permite a compreensão da natureza e dos mecanismos das reações químicas. Em macroscópico, as informações da cinética química permitem a modelagem de sistemas complexos, como os que acontecem no corpo humano e na atmosfera. O desenvolvimento de catalisadores, substâncias que aceleram as reações químicas, é um ramo da cinética crucial para a industria química, na solução de problemas muito importantes, como a fome no mundo e no desenvolvimento de novos combustíveis.
As velocidades das reações podem ser descritas por expressões simples que nos permitem predizer a composição de uma mistura de reação em qualquer ponto durante a progressão da reação. Essas expressões também sugerem as etapas pelas quais as reações acontecem.
Economicamente, o estudo da velocidade das reações é de extrema importância, em algumas indústrias, por exemplo, quanto maior a produção melhor, assim manipula-se as reações químicas, fazendo com que essas sejam feitas da melhor forma possível, trazendo benefícios. Em casa, podemos observar a velocidade das reações